IPEDE

Instituto Pedreirense de Educaçao e Extensão

APRESENTAÇÃO

 

As constantes evoluções socioculturais, políticas, econômicas e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas têm provocado sucessivas mudanças na sociedade, interferindo na forma de pensar e agir das pessoas, o que valoriza cada vez mais a Educação na nova sociedade do conhecimento e da informação.

O mundo globalizado, cada vez mais exigente e concorrente, faz com que os profissionais busquem continuamente a qualificação, o aperfeiçoamento e a especialização dos seus conhecimentos, o que renova sua capacidade de adaptação as novas demandas. Em concorrência disso, a instituição escolar passa a ser espaço privilegiado para enfrentar os desafios das exigências emanadas da nova ordem social, especialmente, no que se refere a educação profissional em suas diversas modalidades.

Assim emerge a necessidade da construção da proposta pedagógica como o plano global da instituição, configura em um instrumento teórico-metodológico de orientação, intervenção e mudança da realidade, servindo como um elemento integrado e organizador das suas atividades.

A proposta pedagógica deve ser vivenciada em todos os momentos por todos os envolvidos no processo educativo da instituição de ensino, conforme preconiza o parecer CNE/CEB n 11/12, ou tratar da autonomia da escola:

“... o processo de elaboração, execução e avaliação da proposta pedagógica é essencial para a concretização da autonomia da escola. O processo deve ser democrático, contando necessariamente com a participação efetiva de todos, especialmente dos docentes e deve ser fruto e instrumento de trabalho da comunidade escolar.”

Os dispositivos legais constituem os principais norteadores, referentes à articulação da educação profissional técnica com o ensino médio e ao respeito aos valores estéticos, políticos e éticos, bem como aos seus princípios específicos, compreendidos como as competências para a laborabilidade, flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização, a identidade dos perfis profissionais, a atualização permanente dos cursos e currículos e autonomia da escola. Além da organização dos eixos tecnológicos, orientação para a elaboração de planos de curso respectivas carga-horária mínimas.

A proposta do Instituto Pedreirense de Educação e extensão – IPEDE é resultado de uma construção coletiva e tem a finalidade de estabelecer o posicionamento sociopolítico da Instituição, declarando suas intenções educativos e definindo suas propostas de Educação e Capacitação Profissional. A participação dos servidores foi garantida a partir da sensibilização de todos sobre a importância de sua construção, seguida de estudo individual do referencial teórico, realização de oficinas de análise e discussão da realização, culminando com a elaboração de propostas de sumário e designação de comissão multidisciplinar responsável pela organização do documento, sob acompanhamento continuo da equipe técnica do departamento pedagógico.

Com esse documento tem-se a pretensão de estimular os atores envolvidos no processo educativo a criar alternativas de (re) significação e transformação da sua prática, partindo de um exercício de ação-reflexão-ação,
Amparado num processo democrático, que deverá contemplar a dinâmica das relações sócias a partir da concepção, implantação e avaliação permanente da proposta pedagógica. 

Acredite-se que apresente proposta será desencadeador de aprendizagens, visto sua intenção de educar para a cidadania e liberdade, sendo fonte inspiradora para a construção histórica das futuras gerações. Para tanto, devera estar em constante processo de avaliação e atualização.

 

IDENTIFICAÇÃO

 

Credenciado e Aprovado pela Resolução nº 141/2015 CEE-MA
CNPJ: 15.466.680/0001-00
Inscrição Municipal: 000518
Código SISTEC-MEC: 44290

Nome: Instituto Pedreirense de educação extensão – IPEDE
Endereço: Avenida Rio Branco, n 670 centro
Município: Pedreiras – MA

 

VISÃO

 

Buscamos uma educação que considere o educando como agente do processo educativo, ampliando sua visão de mundo e de sociedade, onde os conteúdos aprendidos tenham uma relação concreta com o dia a dia do aluno, trabalhando os conhecimentos científicos necessários ao mundo do trabalho.

Tendo como parâmetro básico os princípios éticos e a participação de todos os envolvidos no processo educativo, esta instituição não perdera de vista a busca pela melhoria da qualidade de vida, enfrentando desafios e transformações sócias e os avanços científicos e tecnológicos ao processo produtivo. Enfim, o universo em permanente evolução exige do centro uma leitura de cenário e capacidade de rastreamento de tendências para poder se antecipar as mudanças em consequência da necessidade de visão de futuro.

 

MISSÃO

 

O Instituto Pedreirense de Educação e Extensão – IPEDE oferta formação técnica desenvolvendo amplos conhecimentos técnicos humanísticos, científicos e tecnológicos que garantem a competência profissional e o exercício efetivo da cidadania.

Considerando os modos de produção decorrentes das novas tecnológicas que exigido um novo perfil de trabalhador, pelos efeitos da flexibilidade do trabalho, estabelecendo o trabalho em equipe e qualificação permanente valores como a tolerância, o respeito e a solidariedade são princípios imprescindíveis as relações sócias mais comunicativas, coletivas colegiadas.

Considerando, a concepção de educação profissional consagrada pelo LDB em seus artigos 39 e 42, quando concebe ‘’ a educação profissional integrada ás diferentes formas de educação, ao trabalho, a ciências e a tecnologia’’, produzindo ‘’ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva’’,  a ser ‘’desenvolvida em articulação com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continua’’, na perspectiva  do exercício pleno da cidadania o Instituto Pedreirense de Educação e Extensão – IPEDE propõe na proposta pedagógica a promoção de ensino técnico e profissional, como parte integrante do aprendizagem ao longo de toda a vida.

 

VALORES

 

O Instituto Pedreirense de Educação e Extensão – IPEDE aplica dentro de suas atribuições legais, princípios básicos necessários à sua existência como escola que professa princípios como: a tolerância, o respeito, solidariedade, amor, dignidade, justiça respeito e verdade.

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